terça-feira, 14 de abril de 2009

Equilíbrio Profissional x Pessoal

O ambiente organizacional representa a cultura da empresa e as normas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia. É a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. O comportamento dos colaboradores também é construído com essa cultura, e é aí que vem a questão de como definir o equilíbrio profissional e pessoal. Muitas vezes, a intensidade de trabalho e a flexibilidade vêm com a cultura da empresa e cabe ao profissional saber utilizá-la da melhor forma possível, sempre dentro das normas organizacionais.

O equilíbrio profissional e pessoal pode ser muitas vezes o grande desafio de muitos profissionais. Manter uma vida saudável, com tempo para as coisas que satisfazem, é algo raro na vida dessas pessoas. Podemos perceber que a geração recente também já passa por problemas desse tipo. Estagiários estão cada vez com mais trabalho para fazer, tanto profissional quanto academicamente. Equilibrar esses dois pode ser algo muito complexo, pois exige um esforço extra pelo estudante, esquecendo muitas vezes de equilibrar sua vida social. Essas novas gerações dominam os quadros organizacionais e muitas vezes não aceitam com a mesma facilidade a dicotomia Vida X Trabalho, por que para essas pessoas a vida é algo que inclui o trabalho e não apenas o mesmo. A questão é se essa nova geração continuará com esse pensamento após se formarem ou se tornarão “workaholics”.

O desenvolvimento de novas tecnologias tem gerado formas inovadoras de equilibrar melhor o tempo, através de “tempo flexível” ou do “home office”. Cabe aos profissionais saberem utilizar os benefícios que esses recursos oferecem.





segunda-feira, 13 de abril de 2009

A importância da Boa Gestão


Muito se tem falado sobre a importância da boa gestão para o alcance das metas organizacionais O mercado tem evoluído do foco limitado para uma visão estratégica e profunda de gerenciamento do relacionamento com os clientes, funcionários e demais públicos de interesse.

Todo este rebuliço causado pelas inúmeras transformações em nossa economia, com o avanço de novas tecnologias e com o próprio desenvolvimento organizacional contribuem diariamente para a criação de novos papéis em cada área de atuação atribuindo novas demandas e responsabilidades para os gestores.

Em outras palavras, evoluímos de uma abordagem conceitual e técnica para uma plataforma de negócios que frisa a importância do bom desempenho organizacional através de pontos críticos como o planejamento, organização liderança e controle de recursos,  porém com uma nova maneira de ver e agir sobre estes fatores .

O nosso objetivo neste blog é disseminar o conhecimento das novas práticas de Gestão e fazer desse espaço um fórum aberto a discussões com os profissionais e estudantes que participam da dinâmica empresarial nas mais variadas organizações.

Apresentaremos e debateremos com todos os interessados: cases, conceitos, matérias,tendências, soluções e inovações, além de outros assuntos de interesse do ambiente organizacional . 

Publicaremos vídeos e podcasts para oferecer maior dinamismo. A proposta é estimular a participação de todos para que o blog realize a sua função de ser um instrumento para a expansão do conhecimento de Gestão de negócios com benefícios diretos a todos os profissionais e estudantes da área.