terça-feira, 14 de abril de 2009

Equilíbrio Profissional x Pessoal

O ambiente organizacional representa a cultura da empresa e as normas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia. É a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. O comportamento dos colaboradores também é construído com essa cultura, e é aí que vem a questão de como definir o equilíbrio profissional e pessoal. Muitas vezes, a intensidade de trabalho e a flexibilidade vêm com a cultura da empresa e cabe ao profissional saber utilizá-la da melhor forma possível, sempre dentro das normas organizacionais.

O equilíbrio profissional e pessoal pode ser muitas vezes o grande desafio de muitos profissionais. Manter uma vida saudável, com tempo para as coisas que satisfazem, é algo raro na vida dessas pessoas. Podemos perceber que a geração recente também já passa por problemas desse tipo. Estagiários estão cada vez com mais trabalho para fazer, tanto profissional quanto academicamente. Equilibrar esses dois pode ser algo muito complexo, pois exige um esforço extra pelo estudante, esquecendo muitas vezes de equilibrar sua vida social. Essas novas gerações dominam os quadros organizacionais e muitas vezes não aceitam com a mesma facilidade a dicotomia Vida X Trabalho, por que para essas pessoas a vida é algo que inclui o trabalho e não apenas o mesmo. A questão é se essa nova geração continuará com esse pensamento após se formarem ou se tornarão “workaholics”.

O desenvolvimento de novas tecnologias tem gerado formas inovadoras de equilibrar melhor o tempo, através de “tempo flexível” ou do “home office”. Cabe aos profissionais saberem utilizar os benefícios que esses recursos oferecem.





Um comentário:

  1. pessoal não ficou claro pra mim qual o capítulo que vcs estão discutindo.. eu acho o assunto interessantíssimo..vcs podem ampliar a discussão cruzando o tema da qualidade de vida com o capítulo da cultura organizacional e contar experiências de vocês, suas reflexões sobre o ambiente organizacional, sua dúvidas, anseios..isso certamente interessará ao leitor que poderá contribuir com comentários, sugestões e também dividindo experiências.

    ResponderExcluir