quarta-feira, 27 de maio de 2009

Internacionalize-se!
Administrando em um ambiente Global

Considerações iniciais: em virtude do tamanho dessa matéria, a dividiremos em 3 postagens.

PARTE I

A globalização é um fenômeno crescente e complexo, abrangendo as dimensões econômicas, político-legais e sócio-culturais. A tendência é que esta aumente cada vez mais, o que exige do profissional (seja ele qual for) uma internacionalização, uma visão cosmopolita e uma total imersão nesse processo de globalização. Acreditem, por mais que pensemos que somos “descolados”, livres de preconceitos e super atualizados porque assistimos ao Jornal Nacional, internacionalizar-se de verdade é uma tarefa nada fácil, aliás, pode ser fator principal de nosso fracasso ou sucesso.
Querendo ou não, precisamos nos tornar internacionais, ou seja, entrarmos e entendermos como um nativo, a cultura, a política e a economia de determinada nação que não a de origem. Ás vezes, internacionalizar não é uma opção e sim uma necessidade, devido a essa tendência da crescente globalização. Por exemplo, no ambiente de empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, nenhuma delas está, de todo livre da influência de forças envolventes estrangeiras ou internacionais, porque existe sempre a possibilidade da concorrência de importações ou de concorrentes estrangeiros que estabelecem operações no seu próprio mercado. Assim como há uma exigência do ambiente externo, consequentemente, há também dentro do ambiente interno uma preferência por profissionais que são mais “internacionalizados”, ou seja, aqueles que tiveram alguma experiência no exterior (seja intercambio, ou a trabalho) e que possuem mais de uma língua estrangeira em seu currículo.
A administração internacional é a que mais demanda esse conhecimento, essa experiência, pois diminuem os riscos de uma empresa que deseja operar, ou que já opera em um ambiente global. Conhecer os ambientes econômicos, político-legais e socioculturais é imprescindível para o sucesso.
Todos eles são importantes, mas o mais discutível e intrigante, um ambiente que não depende de números, estatísticas e regulamentos, é o ambiente sócio-cultural. Será discutido no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário