sábado, 16 de maio de 2009

O Ambiente Administrativo como uma vantagem competitiva

São várias as forças que atuam a cerca de toda e qualquer organização e, portanto é  de extrema importância  para os administradores lutar diariamente para utilizar nos seus ambientes as diversas forças que têm um impacto nas suas organizações. Para nós alunos e estudantes de comunicação se faz necessário entender cada uma destas forças de maneira a adquirir um postura pró-ativa frente aos diversos acontecimentos que podem direta ou indiretamente afetar nossas futuras decisões no âmbito organizacional.

De acordo com Richard l. Daft, o ambiente organizacional externo inclui todos os elementos existente fora dos limites da organização e que podem vir a afetá-la. Como um exemplo disto tem-se os concorrentes, recursos e novas tecnologias e até mesmo as condições econômicas.

Este ambiente possui duas camadas: O Ambiente Geral e o Ambiente Operacional.

No primeiro caso, temos uma camada exterior amplamente dispersa e que afeta indiretamente a organização. O Ambiente Operacional por sua vez é a camada do ambiente externo que está mais próxima a organização, ele é composto por setores – concorrentes fornecedores e os clientes- que possuem relações diárias com organização e acabam por influenciá-la diretamente no tange suas operações básicas e seu desempenho.

Outro ambiente de extrema importância e que deve ser considerado pelos administradores é o Ambiente Interno da organização, composto por seus funcionários, gerência e principalmente pela cultura corporativa que é justamente o que define não só o comportamento de toda a equipe , mas como a organização irá se adaptar as forças advindas do Ambiente Externo.

A importância para com os fatores do Ambiente Externo, de acordo com Daft, se dá principalmente pela criação de incertezas para os administradores da organização, de maneira que é necessário responder a estas da melhor maneira possível.

São várias as estratégias que podem ser tomadas frente a estas incertezas  geradas e  incluem por exemplo:  papéis de transposição de fronteiras , sociedades interorganizacionais , fusões e até mesmo joint ventures.

Independente da estratégia a ser tomada (assunto para outro texto) temos como objetivo neste artigo frisar a importância de toda a organização estar atenta a todos os ambientes citados. Pois por menor e estável seja a sua organização, ela pode enfrentar desafios importantes por parte do ambiente externo.

Independente de qual a organização que você leitor trabalhe, o ambiente administrativo pode ser uma forte ferramenta para ser utilizada como vantagem competitiva e cada vez mais se faz necessário se antever os seus concorrentes para fatores como estes. 

6 comentários: