quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que é ético??

A ética já gerou muitas discussões ao redor de políticos, de professores, de grandes líderes, e por aí vai. Mas e qual o papel ético de um empresário? Até onde o poder de um gestor deve ir sem que transponha os limites éticos de uma sociedade?

 

É difícil definirmos o que é, e o que não é ético, uma vez que a ética depende dos valores, crenças e costumes de uma pessoa ou uma sociedade, e define aquilo que é correto e aquilo que não é para esta pessoa ou sociedade.

 

Um gestor deve manter sempre sua ética acima de qualquer interesse comercial ou pessoal, e deve sempre optar pelo lado ético de uma questão, aquele lado que respeitará o próximo, aquele lado que vai preservar a sociedade, aquele lado que não afetará negativamente uma pessoa ou sociedade, por mais que este lado não seja necessariamente o mais interessante economicamente, e por mais que, respeitando as leis éticas, o lucro muitas vezes não seja tão grande quanto seria se essas leis não fossem respeitadas.

 

Se uma empresa têm como um dos seus principais valores a ética, e realmente segue este ideal e age conforme suas leis, provavelmente receberá em troca ética de seus funcionários.Uma empresa que valoriza o espaço individual de seus funcionários, e não emprega o costume de revistar gavetas, ou e-mails pessoais, ou de grampear telefonemas pessoais, tem em troca funcionários que se preocupam com ética, e que valorizam a empresa por isso e prezam seus valores.

 

Por exemplo, uma empresa produtora de materiais de limpeza não está indo muito bem, e através de pesquisas descobre que pode reduzir seus custos utilizando um material mais barato na sua produção, mas que este material é mais prejudicial ao meio-ambiente, e que pode poluir ainda mais o rio em que o esgoto da cidade é despejado. Os gestores desta empresa devem ter ética como valor para poderem vetar esta mudança, e descobrir outra forma de salvar a empresa, pensando na sociedade que vive e que depende daquilo que eles estão prestes a destruir.

 

O conceito de abordagem utilitária defende a idéia de que gestores devem considerar o efeito que cada tomada de decisão pode gerar, e deve optar por aquela que beneficia a maioria, o maior número de pessoas. Este conceito tem sido usado recentemente como a explicação para algumas empresas passarem a controlar mais os seus funcionários, seus hábitos, os sites que podem ou não visitar, com quem falam ao telefone, etc. Na nossa opinião, em uma empresa onde tudo é controlado e o espaço dos funcionários não pode ser respeitado, existe maior aversão á empresa, existe um certo rancor por parte dos funcionários, e isso pode acabar afetando negativamente o funcionamento e a produtividade do negócio. Em uma empresa onde o funcionário é respeitado, onde o ambiente é mais seguro e ele tem mais mais liberdade, há um maior conforto por conta destes funcion

ários, uma simpatia maior pela empresa, e ficar algumas horas a mais depois do expediente não se torna um problema tão grande, não existe tanto rancor. Se em uma empresa mais aberta como essa, um funcionário abusar, passar o dia inteiro navegando em sites de diversão, ficar no telefone o dia inteiro ou abusar da liberdade, ele deve sofrer as consequencias disso, e pode até ser demitido.

 

A gente propõe uma discussão aqui no blog:

Um presidente de uma multinacional automobilística vai a um almoço de domingo com toda a família. Lá reencontra vários tios, tias, sobrinhos e primos distantes. Conversa vai conversa vem, uma tia comenta que vai trocar de carro. Mas, é uma tia que já não é tão nova e tem uma vida mais simples. Porém, juntou dinheiro por anos e está super feliz com o feito. Na quinta-feira dessa mesma semana, ficou decidido entre os executivos da empresa automobilística que eles iriam realizar um feirão com um super desconto gerarem receita, pois a empresa estava indo muito mal.

 

O que faz o presidente/sobrinho? Fala para sua tia esperar uma semana para comprar o carro com desconto ou age como um executivo que precisa ser profissional e não fala nada?

Um comentário: