quarta-feira, 13 de maio de 2009

A importância das 4 funções administrativas.


Têm-se como quatro funções básicas da administração : O planejamento , a organização, a liderança e o controle.

O planejamento, de acordo com Richard L. Daft é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazê-lo da melhor forma. No entanto, apesar de parecer claro, este conceito é muito visado por todas as organizações e nem sempre alcança seu melhor desempenho. Como um exemplo do mau uso do planejamento temos a empresa americana Marry –go –Round , presente durantes muitos anos no mercado varejista de roupas  e que , de acordo com Daft, entrou em “barracota” e praticamente desapareceu , por uma falta de percepção por parte da gerência no que diz respeito a direção de mercado e as tendências demográficas em constante mudança.

O estabelecimento de metas requer muitas vezes investimentos em treinamentos e incentivos aos funcionários e é parte crucial para uma boa administração.

Incentivar os funcionários e criar metas muitas vezes pode se tornar uma faca de dois gumes. Como um caso particular temos o mercado de importadoras de vinhos, onde muitas vezes o cliente acaba se tornando fiel ao vendedor e não a importadora. Daí a necessidades de implantação de sistemas que ajudem a cadastrar e organizar a base de dados e que não deixem o cliente preso apenas a bela e boa força de vendas.

Outra função administrativa é a própria organização e isto abrange principalmente os processos internos de toda a empresa. Organizar é também saber seguir o planejamento corretamente atribuindo tarefas e certamente agrupando estas tarefas em departamentos específicos.

Um caso de problema no que diz respeito às agências de publicidade e marketing, por exemplo, é que muitas vezes o atendimento passa por cima do planejamento que por sua vez que fazer o papal da criação. Certamente, nós alunos da ESPM já ouvimos dizer que se o atendimento atendesse o planejamento planejasse e a criação criasse não haveria tantos problemas.

A descentralização de tarefas é um ponto importante e deve ser tratado com maior cuidado e importância possível. Para que tudo ocorra da melhor forma possível o papel da liderança, outra função administrativa deve se fazer presente .Liderar significa criar uma cultura compartilhada e criar valores, comunicar metas aos funcionários por toda a organização e infundir nestes funcionários o desejo de desempenhar um nível mais alto.De acordo com o Daft, esta se tornando uma função administrativa cada vez mais importante.

O controle, quarta função administrativa, envolve o monitoramento das tarefas de maneira a manter a organização no caminho proposto e em direção as metas estabelecidas.

Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjuntos de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estar da organização.


3 comentários:

  1. Continuem fazendo a relação com que vcs vivenciam e o que vcs aprendem na disciplina..fica interessantissimo.

    ResponderExcluir
  2. nossa explicação perfeita e de forma clara,li e consegui responder meu trbalho tranquilamente.

    ResponderExcluir
  3. muito boa mesmo...coseguir entender a prova de hj só em cima deste trabalho...parabens

    ResponderExcluir